A VISITAR

A Calheta situa-se no extremo oeste da ilha. Dispõe de vista para o ilhéu da Cal e, por vezes, para as montanhas imponentes da ilha da Madeira. Tem o contraste perfeito entre o dourado da areia e o castanho das rochas.

 

No Miradouro das Flores terá um espaço com vista superior para o ilhéu da Cal, para a Calheta e para a costa oeste da ilha.

 

Os Morenos são uma zona de lazer, onde existem boas condições para churrascos e pequenas merendas. Lá também encontrará um miradouro com uma vista directa para o ilhéu de Ferro e o seu belo farol.

 

No Zimbralinho descobrirá uma baía com um pequeno ilhéu no centro. Através das águas cristalinas poderá observar as rochas de diferentes dimensões e cores que compõem o seu fundo.

 

Na encosta norte do Pico de Ana Ferreira encontrará a Pedreira, uma disjunção prismática de rochas de origem basáltica, rochas essas predominantes em grande parte da ilha.

 

O Pico do Castelo é o segundo pico mais alto do Porto Santo. A caminho para o topo encontrará um espaço com uma zona de lazer e um canhão que era peça chave na protecção da população durante os ataques de corsários. A 20 minutos a pé de distância encontra-se o topo que lhe dará uma vista de 360 graus sobre a ilha.

 

A Portela é um miradouro onde pode observar todos os 9 km do areal dourado característico da ilha. Encontrará também alguns dos típicos moinhos de vento que fazem parte da história e cultura do Porto Santo.

 

A Fonte da Areia é conhecida pelas formas dos arenitos que lá predominam. Descendo a zona de merendas encontrará uma pequena praia de calhau com vista para o ilhéu com o mesmo nome.

 

O Porto das Salemas é um pequeno paraíso na costa norte da ilha, com piscinas de várias dimensões embutidas na rocha pela natureza. Nelas encontrará pequenos peixes coloridos que por vezes lá circulam. No mesmo sítio também poderá encontrar um espaço de merendas e uma praia de areia. Poderá deixar o veículo numa zona adequada para esse fim e cerca de 15 minutos depois, voilá: paraíso!